Sábado, 16 de Agosto de 2008
Seria Friedrich Nietzsche um porco chauvinista? vejamos o termo!
 
Chama-se comumente chauvinismo à crença narcisista próxima à mitomania de que as propriedades do país ao qual se pertence são as melhores sob qualquer aspecto. O termo provém da comédia francesa La Cocarde Tricolore ("O Tope Tricolor"), dos irmãos Cogniard, na qual um ator chamado Chauvin personifica um patriotismo exagerado.

O chauvinismo resulta de uma argumentação falsa ou paralógica, uma falácia de tipo etnocêntrico ou de ídola fori. Em retórica, constitui alguns dos argumentos falsos chamados ad hominem que servem para persuadir com sentimentos em vez de razão quem se convence mais com aqueles que com estes. A prática nasceu fundamentalmente com a crença do romantismo nos "caráteres nacionais" (ou volkgeist em alemão). Milênios antes, no entanto, os antigos gregos já burlavam de quem se convencia de que a lua de Atenas era melhor que a de Éfeso.
 
Ainda sim friedrich nietzsche seria um porco chauvinista?


publicado por renovatio às 00:17 | link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Joabe PF a 22 de Outubro de 2010 às 03:44
A meu ver sim. Sou acadêmico de Filosofia no Amapá e digo que F. Nietzsche é chauvista por exagero, i.e., a teoria do cara é carregada de delírios. A ética, amparada na honestidade institiva, é algo bem intragável, ainda mais com a idéia de eterno-retorno. Nietzsche era racista sim! Era machista e intolerante. No fim, não passa de um idealista mesmo ()não é pra menos que o Theodor Adorno -A Dialética do Esclarecimento - o chamou de \"idealista biológico\".


Comentar post

posts recentes

Alvorada

Perdi meu remoto controle

For Sale!

Quem?

Chá, teorias e filmes

Nuvens....

Trechos!

My life for rent!

Estudos de Semiótica Comp...

Take my hand

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds